1º
Público
alvo: alunos do 4º ano
Tempo
previsto: três aulas.
I
Tema: A água no cotidiano
II
Objetivos:
Objetivo
geral:
Este trabalho surge a partir da preocupação
mundial com a diminuição de água potável em nosso planeta. Em vista disto,
nosso objetivo foi de forma interdisciplinar abordar o consumo e desperdício de
água propondo novas práticas para serem trabalhadas em sala de aula. Apesar dos
problemas ambientais serem realidade na vida de todos, pensamos que é só por
meio da educação que poderemos mudar esta realidade.
Identificar a presença da água no cotidiano e
reconhecer sua importância como recurso natural indispensável à vida no
planeta.
Reconhecer as diferentes etapas e processos que constituem o ciclo da água na natureza e avaliar repercussões das alterações nele promovidas pelas atividades humanas.
Reconhecer as diferentes etapas e processos que constituem o ciclo da água na natureza e avaliar repercussões das alterações nele promovidas pelas atividades humanas.
Objetivos
específicos:
-
Reconhecer características da água
-
Pesquisar formas de purificação
-
Considerar a água um bem precioso
-
Compreender o caminho que a água faz durante seu ciclo na natureza
III
Conteúdo:
- Características
da água potável
- Processo de purificação
- Estados físicos da água
IV Desenvolvimento do tema:
História
Nesse momento trabalharemos alguns documentos
de fontes escritas retiradas de livros publicados e com documentos de fontes
iconográficas.
Observando a imagem juntamente com o texto
(anexo 1) poderemos comentar sobre a cidade do Rio de Janeiro em 1808, que passou
pelo processo histórico onde aconteceram situações que causavam problemas para
as pessoas, pois não havia segurança em saneamento básico e por não ter um
abastecimento de água para atender as pessoas, elas buscavam agua nos
chafarizes para se manter.
Assim, os alunos serão levados a uma reflexão
sobre o valor da água e a dificuldade em tê-la para sobreviver e estabelecer um
comparativo com o fornecimento de agua e saneamento nos dias atuais de sua
realidade.
Geografia
Ao iniciar o estudo sobre a água, poderemos
perceber que a água está presente em todos os momentos da vida. Em análise,
pode ser explanado a definição de água potável, como ela chega até nós
mostrando aos alunos um desenho (anexo 2) sobre o ciclo da água e seus estados
físicos (anexo 3).
Deixar um momento para que eles observem a
imagem, e como deve funcionar esse ciclo. Usar exemplos do nosso dia-a-dia,
como: estado sólido - a pedra de gelo, estado líquido - a água e estado gasoso -
uma água fervida dentro de uma panela com tampa fechada (assim observando o
desnível e as gotinhas presentes na tampa).
Ao término de toda explicação, pediremos para
que o aluno que elabore um desenho que difere os dois aspectos: ciclo da água e
estados físicos.
Matemática
Trabalhando sobre água no cotidiano, podemos
desenvolver propor situações problemas envolvendo medidas de superfície, volume
e capacidade.
Poderemos observar no anexo 4 uma sugestão de
atividade que leva ao aluno criar estratégias de cálculos possíveis envolvendo
as medidas.
E depois se pode propor também ao aluno, que
crie problemas com os dados da tabela (anexo 5). Em seguida sugerimos que cada
aluno troque entre si os problemas elaborados por eles.
V
Recursos didáticos:
Livros didáticos, caderno, folhas de oficio,
canetas, cartolinas, hidrocor, borracha.
VI
Avaliação:
Será realizada após observar a coerência
entre as respostas dadas diante de cada proposta do que foi discutido em sala e
sua participação.
VII
Bibliografia:
Marinez Meneghello e Angela
Passos - Mundo melhor matematica 5º ano – caderno de atividades complementares.
Editora Quinteto, São Paulo, 2012, 1ª edição.
Marilia Centurión, Júnia La
Scala e Arnaldo Rodrigues – Porta aberta matemática 5º ano editora FTD.
Mirna Lima – porta aberta
história 4º ano editora FTD.
2º
Público
alvo: alunos do 5º ano
Tempo
previsto: 3 aulas.
I
Tema: A água no cotidiano
II
Objetivos:
Objetivo
geral:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs),
elaborado em 1997, através do Ministério da Educação e do Desporto incorporou o
Tema Transversal Meio Ambiente para que os alunos aprendessem e refletissem
sobre questões sociais enfatizando "a urgência da implantação de um
trabalho de Educação Ambiental que contemple as questões da vida cotidiana do
cidadão e discuta algumas visões polêmicas sobre essa temática" (BRASIL,
1998).
O Brasil tem água em
abundância, cerca de 15% de todos os recursos hídricos do planeta; mas isto,
será por pouco tempo se não soubermos usá-la de forma adequada como acabamos de
relatar, somente pequena parte do total de água da Terra pode ser utilizada
para consumo, principalmente aquela contida em rios e lagos.
Com base nesse aspecto, o ensino sobre a água
e o ambiente tem como objetivo geral levar o aluno a conhecer e compreender o
ambiente caracterizando alguns aspectos sobre o bom e mau uso da água.
Objetivos
específicos:
Reconhecer os prejuízos que a contaminação da
água causa a saúde
Aperfeiçoar valores e atitudes necessárias
para o nosso planeta
III
Conteúdo:
A água um componente importante para natureza
Preservação da água
A água em nosso planeta
O uso da água
IV
Desenvolvimento do tema:
História
Apresentar a musica “planeta água” de
Guilherme Arantes. (Anexo1)
Pedir aos alunos que façam uma pesquisa sobre
“os direitos da água” (sugestão de pesquisa no site da Cetesb) e depois realizem uma reflexão fazendo um
paralelo com a música e a pesquisa realizada.
Geografia
Colocar diversos tipos de vidros
transparentes e fazer uma análise juntamente com os alunos sobre a água para
consumo, poluída, doce, salgada, corrente e mineral.
Fazer uma observação durante dois dias e
perceber o mau uso da água e como ele está presente em nossas ações.
Pode-se também levar gravuras (anexo2) para a
sala de aula sobre rios limpos e poluídos para que os alunos analisem as
imagens e percebam a diferença falando um pouco sobre o que elas pensam e como
pode ter ocorrido a situação encontrada no rio poluído. Levantar perguntas
como: podemos tomar banho nesses rios? Por quê? Será que causa doenças?
Aproveitar e fazer comentários sobre a paisagem natural, como o homem
modificou, e assim levar as crianças a uma maior participação porque com
certeza eles terão historias para contar até mesmo de experiências próprias
como praias sujas, por exemplo.
Matemática
Realizar um lanche na sala de aula, onde os
alunos deverão trazer ingredientes para fazer um suco. Analisando assim a
quantidade de água que poderá ser usada e aproveitar para falar sobre as
medidas.
Levar modelo de gráficos (anexo 3) e
trabalhar porcentagens com os alunos e lançar propostas pedindo para que os
alunos elaborem um gráfico de como fica distribuído o mau e bom uso da água.
V
Recursos didáticos:
Livros didáticos, música, caderno, folhas de
oficio, canetas, cartolinas, hidrocor, borracha.
VI
Avaliação:
Será realizada após observar a coerência
entre as respostas dadas diante de cada proposta do que foi discutido em sala e
sua participação.
VII
Bibliografia:
3º
Público
alvo: alunos do 5º ano
Tempo
previsto: cinco aulas.
I
Tema: A água no cotidiano
II
Objetivos:
Objetivo
geral:
Independente de qualquer perspectiva, a
maneira mais comum de se ensinar sobre a água tem sido pelo discurso do
professor, livros didáticos. Esse discurso sempre parte de alguma noção ou
conceito sobre algumas abordagens atuais que permitam o aluno construir
concepções a seu respeito.
Levando em conta algumas representações
naturais que compõe também paisagens, esse plano de aula tem o objetivo de
levar o professor a criar situações nas quais os alunos possam reconhecer,
observar, descrever, comparar e levantar problemas para compreender
soluções.
Objetivos
específicos:
- Reconhecer
características da água
- Formas de uso da
água
- Considerar a
água um bem precioso
III
Conteúdo:
- Características
da água potável
- Processo de purificação
- Ação da água
IV Desenvolvimento do tema:
História
Nesse momento trabalharemos algumas formas de
usos da água na história da humanidade, sua importância na agricultura, na
industrialização, nas comunidades indígenas e após a urbanização.
Há uma história (anexo 1) que se chama Nossa
Amiga Natureza de Oneide Tomaz, ela retrata algo parecido com a defesa do meio
ambiente e o sendo de responsabilidade e cidadania, fazendo-se a peça mais
importante do planeta. Essa história pode ser contada juntamente com a
explanação do assunto a qual dará ênfase ao conhecimento e aprendizado da
criança acerca do tema discutido. Levando os alunos a pensar e entender como se
pode usar a agua de maneira correta e sua importância para a humanidade.
Geografia
Ao iniciar o estudo sobre a água, poderemos explicar
aos alunos que, nas cidades, as enxurradas formam-se com grande frequência
devido as construções, ao asfaltamento e ao calçamento das ruas que impedem a
infiltração do solo. Como muitas vezes, a rede de escoamento de aguas pluviais
encontra-se cheia de entulhos, ela não comporta o volume de agua que cai e,
assim, ocorrem às enchentes. Mostrar imagens (anexo 2) de ações de desgaste
provocados pela água e sua atuação na transformação do relevo.
Levando as crianças a pensar: Você já tomou
algum conhecimento sobre algum tipo de transformação do relevo ocasionadas pela
água?
As crianças podem contar ou expressar através
de desenhos. Sugerimos também uma pesquisa em jornais, revistas ou internet
informações sobre o assunto trabalhado, para que os alunos tragam notícias
atuais sobre fatos do cotidiano relacionado à ação das águas.
Matemática
V
Recursos didáticos:
Livros didáticos, caderno, folhas de oficio,
canetas, cartolinas, hidrocor, borracha.
VI
Avaliação:
Será realizada após observar a coerência
entre as respostas dadas diante de cada proposta do que foi discutido em sala e
sua participação.
VII
Bibliografia:
Oneide Tomaz – Livro nossa
amiga natureza – Editora Construir – Série: Prazer em Ler.
Levon Boligian, Rogério
Martinez, Wanessa Garcia, Andressa Alves – Livro Geografia Espaço e Vivência 6º
ano – Editora Atual
4º
Público
alvo: alunos do 5º ano
Tempo
previsto: 5 aulas.
I
Tema: A água no cotidiano
II
Objetivos:
Objetivo
geral:
Este plano de aula nos proporciona a tirar do
aluno o que nele há de melhor. Pois sabemos que nossas crianças são capazes de
explorar o conhecimento além do que eles imaginam, basta acreditar que eles
podem progredir. Há vários fatores que agem para facilitar o conhecimento um
deles pode ser abordado em nosso tema: A água no cotidiano. Um assunto muito
discutido por todos em aula, tele jornais, revistas, internet, enfim, esse tema
tende a introduzir um desenvolvimento de aprendizado e consciência no aluno,
nosso papel como docente é somente permitir o aluno analisar e expor suas
ideias acerca do que será trabalhado, logo, nosso maior objetivo neste plano, é
fazer com que a aula seja organizada de um modo para propor cada aluno
situações problemas que vai obrigá-los a refletir, a inventar e construir
conceitos juntamente com novos modelos de comportamentos.
Objetivos
específicos:
-
Reconhecer características da água
-
Considerar a água um bem precioso
-
Compreender o caminho que a água faz durante seu ciclo na natureza
III
Conteúdo:
-
Considerar a economia da água
-
Perceber a presença da agua em diversas situações
-
Hidrosfera
IV
Desenvolvimento do tema:
História
Analisando o conceito nossa realidade sobre a
água, será proposto um texto (anexo 1) para análise de cada criança onde eles
serão estimulados a expressar o que sabem a respeito do que esta se tratando no
texto. O aluno devera considerar que evitar tomar banho demorado, lavar
calçadas, lavar automóveis, não deixar mangueira aberta e outras coisas mais
econômicas como fechar a torneira ao escovar os dentes, verificar se há
conservação em registos pode contribuir para a valorização da água.
Espera-se que os alunos critiquem o texto
considerando que além de tão pouca agua ainda há poluição que a faz imprópria
ao consumo humano. Os alunos podem citar exemplos.
Sugerimos também uma pesquisa sobre o dia
mundial da água e porque ele existe.
Geografia
Fazer uma explicação básica sobre o
surgimento da água será importante para dar início à aula de geografia do dia
que será sobre a Hidrografia que nada mais é do que o estudo das águas doces e
salgadas. Poderemos dizer que a água é um dos principais elementos que a
superfície da terra possui e tentar entender como ela aparece em diferentes
formas usando um texto sobre a definição do que é hidrosfera e a função da água
na terra.
Elaborar juntamente com a turma algumas
questões sugestão no anexo 2, dividir a sala em dois grandes grupos e pedir
para que um grupo responda pergunta do outro como se fosse um debate para fixar
todo o conteúdo trabalhado.
Matemática
Trabalhando sobre água no cotidiano, poderemos
levar um gráfico que represente a quantidade de água no mundo e levantar
discursões sobre a seguinte ideia: cada um de nós deve contribuir para evitar
desperdício de água, começando pelos hábitos domésticos. O que você e seus
familiares podem fazer para economizar? Observando o gráfico anexo 3 discutam
em duplas: há bastante água na terra?
Levar cada um a uma reflexão e em duplas
formadas pedir para que eles desenhem um gráfico como realmente imaginam que
deve esta situação da água no mundo de acordo os hábitos domésticos.
V
Recursos didáticos:
Livros didáticos, caderno, folhas de oficio,
canetas, cartolinas, gráficos, borracha.
VI
Avaliação:
Será realizada como um processo contínuo e
adaptável a diversidade de aprendizagem de cada aluno.
VII
Bibliografia:
Carlos
Barros e Wilson Roberto Paulino – Ciências O meio Ambiente – Editora Ática.
Maria
Eduarda Noronha e Maria Luiza Soares – Construindo e Aprendendo 4º ano -
Editora Construir.
5º
Público
alvo: alunos do 5º ano
Tempo
previsto: 5 aulas.
I
Tema: A água no cotidiano
II
Objetivos:
Objetivo
geral:
Os
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), elaborado em 1997, através do
Ministério da Educação e do Desporto incorporou o Tema Transversal Meio
Ambiente para que os alunos aprendessem e refletissem sobre questões sociais
enfatizando "a urgência da implantação de um trabalho de Educação
Ambiental que contemple as questões da vida cotidiana do cidadão e discuta
algumas visões polêmicas sobre essa temática" (BRASIL, 1998).
O ensino sobre a água e o ambiente tem como
objetivo geral levar o aluno a conhecer e compreender o ambiente caracterizando
alguns aspectos sobre o bom e mau uso da água.
Objetivos
específicos:
·
Conceituar o ambiente
·
Analisar como é importante a água
·
Informações a respeito do ambiente em que o
aluno vive.
III
Conteúdo:
·
Natureza
·
A importância da forte chuva
·
Preservação do planeta
IV Desenvolvimento
do tema:
História
Levar para sala de aula um texto. (ANEXO1)
Realizar uma leitura em voz alta ou pedir
para algum aluno participe lendo o texto para os colegas.
Discutir no caderno as seguintes questões: Analisando
as complexidades da vida através do texto lido, será proposta uma seguinte
reflexão: como era a vida em nossa cidade há dez, vinte ou trinta anos atrás?
Será que os problemas em nossa região sempre existiram? A turma pode conversar
sobre pais, tios, avós, casas, situações diversas e até atitudes pessoais que
levam cada um deles a contribuir ou não pelo ambiente chegando assim a uma
conclusão benéfica da real situação do nosso meio ambiente.
Geografia
Levar para sala de aula mapas com imagens de
distribuição da água no mundo. (Anexo 2 e 3).
Pedir para que os alunos analisem sozinhos e
falem o que conseguem ver e o que pensam sobre o tema do mapa, iniciar uma
reflexão em sala.
Explicar a importância da agua para nós e
como está evidente a escassez de água com qualidade devido aos maus tratos do
homem como poluição de rios, esgoto não tratável, uso de agrotóxicos que
contaminam a agua, acumulo de lixo, enfim, falta de conservação ambiental.
Matemática
Propor situações problemas envolvendo agua
para que os alunos tentem resolver em análise. Proponha formação de grupos.
Apresente para os alunos um texto (Anexo 4).
Discuta com eles sobre a quantidade de agua
em nosso corpo e a importância disso.
Então, solicite que cada grupo a partir do
texto resolva os problemas enunciados, registrando as resoluções em seus
cadernos.
a. Considerando que um copo de água tem 250
ml de líquido, quantos copos de água uma pessoa deve tomar por dia para
satisfazer as necessidades básicas do organismo?
b. Quem segue uma dieta normal com
café-da-manhã, lanche, almoço, outro lanche e jantar consome de 500 a 800 ml de
água.
Nesse caso, quantos copos de água a pessoa
precisa tomar em um dia para satisfazer sua necessidade diária?
c. Se uma pessoa “pesa” 60 kg, considerando a
correspondência mencionada no texto, quanto de água tem essa pessoa?
d. Quantos copos, com a mesma capacidade que
o representado na figura ao lado, são necessários para esvaziar um galão de
litros de água? Copo Plástico 200 mL.
Solicite que um aluno releia o problema “a” e
escreva no quadro a solução encontrada pelo grupo e a explique. Consulte com os
demais grupos se há alguma outra resolução; se houver, peça a um aluno desse
grupo que a apresente. Verifique com os alunos a solução correta para o
problema e questione qual a preferida. Da mesma maneira proceda para os
problemas “b”, “c” e “d”.
Ao final de todas as aulas realizadas, propor
os alunos que faça o seguinte momento.
·
Realizar a leitura do livro A água do planeta
azul de Fernando Carraro. (Anexo 5) Pedir aos alunos que observem os desenhos
do livro e assim será elaborada uma compreensão da historia a maneira de cada
um.
·
Após estas solicitações, a historia do livre
será encaixado nas matérias de matemática, geografia e história com a seguinte
sugestão: dividir a turma em 3 grupos, onde cada grupo ficará responsável para
abordar as propostas do professor sendo todas elas trabalhadas em um só livro,
porem distribuídas a divisão do grupo de acordo cada disciplina apresentada
abaixo.
·
Disciplina de história
Propor aos alunos do grupo
um uma pesquisa sobre a história da água (porque existe o dia da água, sua
importância, onde ela está presente).
· Disciplina
de geografia
Propor aos alunos do grupo dois sobre o ciclo
da agua, saneamento básico e o aproveitamento e poluição das aguas
continentais.
·
Disciplina de matemática
·
Propor aos alunos do grupo três uma
elaboração de gráficos referentes à quantidade de água no mundo doce e salgada,
uma analise a conta de agua da casa onde reside e um desafio: calcular o
consumo da água de acordo os valores encontrados na conta.
·
Ao final de todas essas propostas será
realizada uma apresentação em forma de aula onde cada aluno explicará dentro de
uma disciplina tudo àquilo que foi realizado em grupo.
V
Recursos didáticos:
Livros didáticos, livro literário, caderno,
folhas de oficio, canetas, cartolinas, hidrocor, borracha, figuras para
ilustrar cartazes.
VI
Avaliação:
Será realizada após observar
a coerência entre as respostas dadas diante de cada proposta do que foi discutido
em sala e sua participação.
VII
Bibliografia:
A água do planeta azul de Fernando Carraro
editora FTD.
BRASIL. Constituição da República
Federativa do Brasil. Brasília. 1988.
Projeto Viver valores – 4º ano ensino
fundamental – Maria Amélia Vieira / Rute de Souza Galvão – Editora Construir.
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