quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Projeto Diversos

PROJETO “BRINCANDO E APRENDENDO”.

Introdução:
O papel do pedagogo em uma escola é colocar-se junto às dificuldades dos professores em relação ao trabalho direto com o aluno problematizando-o no mundo real e imaginário, contribuindo para que este possa compreendê-lo e reinventá-lo crescendo e aprendendo junto com esse discente tentando vivenciar juntos os conflitos, invenção,curiosidade e desejos,respeitando-o como um ser que pensa diferente,respeitando sua individualidade. O sucesso de uma escola depende também da orientação e intervenção do coordenador /orientador. Neste intuito elaborei este projeto de intervenção pensando naqueles alunos que só gostam de brincar e que ainda não conseguiram aprender a ler.
 Justificativa:
 Alfabetizar significa muito mais que simplesmente ensinar a traçar letras ou decodificar palavras.
Este projeto, através do tema: “Brincando e aprendendo” com atividades que envolvem as brincadeira do passado e presente, para que   a criança possa se apropriar do sistema da  leitura e escrita ao mesmo tempo em que vai conhecendo a linguagem escrita, ou seja, os diversos tipos de textos presentes na sociedade. Os alunos vão pesquisar brincadeiras da infância de seus pais, farão votação para determinar as brincadeiras preferidas de ontem e de hoje e produzirão textos com instruções sobre essas brincadeiras para divulgação em cartazes na escola.
Objetivo Geral: Resgatar e valorizar as brincadeiras, comparando-as no espaço e no tempo.
Objetivos Específicos:
·                  Promover atividades variadas e interessantes, visando a dar à criança oportunidade de lazer e socialmente educativa;
·                  Falar e ouvir em diversas situações nas quais faz sentido expor opiniões, ou vir com atenção, sintetizar idéias, defender pontos de vista e replicar;
·                  Perceber as propriedades da escrita: letras como representação de fonemas, direção da escrita, combinação das letras, formas e tipos de letras;
·                  Ler e escrever diversos tipos de textos em situações comunicativas especifica;
·                  Valorizar o resgate das brincadeiras, comparando-as no espaço e no tempo.

Fundamentação Teórica : A reflexão pedagógica sobre a prática cotidiana das escolas, com relação aos alunos do primeiro e segundo anos, tem sido objeto de pesquisa de diferentes teóricos. Muito já se avançou quanto á compreensão do processo pelo qual passam os aprendizes da língua escrita.
A escola deve propor ao aluno uma forma de alfabetizar com leituras e produções desde a etapa inicial desse processo, com atividades que desperte a curiosidade e o interesse pela leitura e para ensinar alguns fatos sobre o sistema de escrita e suas funções sociais. Há um eterno confronto entre a leitura e a escrita que se apresentam com características funcionais na sociedade e as que são muitas vezes propostas nas escolas que desvinculam muitas vezes o sentido. Emilia Ferreiro escreve que “a escrita é importante na escola, e não o inverso” (FERREIRO 1993). Atribui exclusivamente à escola a responsabilidade pela alfabetização da criança é certamente uma das causas das dificuldades que a educação vem enfrentando para dar à criança acesso ao mundo da escrita e leitura.
Não é só pela escolarização que a criança tem acesso ao mundo da leitura e da aprendizagem. Antes mesmo de iniciar sua escolarização, e mesmo durante o tempo em que se submete a ela, a criança vive independente da escola um processo de alfabetização. Se entendermos esse processo como algo mais que aquisições das habilidades de ler e escrever através de seu desenvolvimento formal e metódico, entenderemos que na verdade essas crianças já são letradas e alfabetizadas, é fundamental, nesse processo de construção que o professor deve “continuar desenvolvendo na Escola o que as crianças já começaram a aprender sobre a leitura e a escrita fora da Escola” (FERREIRO 1996).
A dificuldade que muitas escolas enfrentam para com os alunos com defasagem na aprendizagem é por que não respeitar as fases cognitiva deles. Querem ensinar o aluno a ler como se a leitura fosse um ato mecânico separado da compreensão, antes mesmo de ensinar a decodificação de letras e sons, é necessário mostrar aos alunos o que se ganha o que se obtém com a leitura. Isso terá sentido e só será possível por meio de atividades que façam sentidos à vida deles. Casos contrários muitos continuarão pensando que leitura e escrita é uma tarefa difícil, complicada e inútil.
Nos seus primeiros passos em direção a alfabetização, o aluno vai abordar o texto não para dominar o mecanismo da leitura, mas para aprender alguns fatos sobre o sistema da escrita e possivelmente descobrir que tudo o que se fala pode ser escrito pouco a pouco através do contanto com material escrito eles vão adquirindo através de um trabalho projetado para a alfabetização e letramento a habilidade de relacionar o teórico á prática e vão entender que não existem dificuldades na leitura e na aprendizagem da escrita.
Um projeto é uma proposta para resolver uma situação problema relevante para os alunos, deve alcançar um fim determinado e ter autenticidade. Surge a necessidade de transmitir determinados conteúdos que podem ser atitudinais, procedimentais e consensuais. O projeto deve estar dentro do contexto do aluno e deve proporcionar a construção de respostas pessoais e originais. É uma forma de abordagem dos conteúdos mediante um trabalho coletivo, interdisciplinar, ativo e integrador com uma proposta de intervenção pedagógica, gerando aprendizagens significativas reais e diversificadas em que os alunos se defrontem com situações que os obriguem a confrontar pontos de vista, rever hipóteses, novas questões; etc. isso ocorre na medida em que cria elos entre os conteúdos estudados e o meio físico e social, aproximando a escola da realidade da vida do aluno, motivando e oportunizando a descoberta do conhecimento.
Metodologia: No primeiro dia o (a) professor (a) deverá elaborar com os alunos um roteiro de entrevista para  pesquisar junto aos pais e familiares às brincadeiras de seu tempo de Infância.No segundo dia, irão fazer a leitura da entrevista e discutir  sobre as respostas,depois selecionar algumas brincadeiras pesquisadas e copiar no quadro  com  as instruções que explicam as brincadeiras escolhidas mostrando às  crianças um modelo de texto que deve atender a certas condições de produção para alcançar  o objetivo de percepção da representação escrita; Utilizar a copia das instruções para exercitar a leitura e a escrita dos alunos agrupando as brincadeiras comuns numa lista pedindo  que cada dupla de alunos escolha uma brincadeira que será divulgada para outras turmas da escola por meio de um cartaz com o nome da brincadeira e o jeito de brincar. No terceiro dia o professor deverá  elaborar com os alunos uma lista de brincadeiras atuais, colocando-as em ordem alfabética,e,construir gráficos para as brincadeiras mais aceitas pelo grupo;Com os alunos,confeccionar um cartaz no qual conste de um lado, o nome das brincadeiras de hoje e, de outro as brincadeiras de antigamente para organizar a divulgação do cartaz na escola.No quarto dia do projeto ,elaborar uma cédula (, xerocada ou impressa) da qual constem às brincadeiras levantadas pelos alunos e faça uma votação para escolher três delas;Junto com as crianças, fazer a apuração das mais votadas, colocando no quadro o levantamento dos dados,dividir a sala em três grandes grupos: cada grupo deverá elaborar as regras de cada brincadeira mais votada. Cada grupo será subdivido em duplas que organizarão suas regras no caderno. Escrever no quadro as regras das três brincadeiras selecionadas. Para cada brincadeira, as duplas darão oralmente suas contribuições que será negociada com a classe toda até chegar ao texto final que melhor esclareça as regras das três brincadeiras selecionadas.
E, finalmente no quinto e último dia do Projeto, o professor irá fazer a culminância, ou seja, colocar em prática as três brincadeiras escolhidas e compará-las com as instruções dadas por escrito: Estão claras? Seguem o passo a passo da brincadeira? Ajudam na organização? Quais as modificações devem ser feitas nos textos, tendo em vista sua eficácia no desenvolvimento das brincadeiras selecionadas? Finalizar a atividade, organizando junto com as crianças cartazes com cada uma das três brincadeiras mais votadas e suas regras,os cartazes devem ser fixados fora da sala de aula para divulgação do trabalho ,fazer também  com os alunos uma oficina de brinquedos com sucata e massa de modela.
Recursos: Papel ofício - matriz; Papel cartaz; Cartolina; Sucata; Massa de modelar; Lápis de core; Quadro; Caderno de desenho; Caderno; Hidrocor; Tesoura; Cola; Durex; Textos; Fichas; Dicionários; Brinquedos; Tintas; Som; Música; Mimeografo.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Esse projeto será desenvolvido em cindo dias da seguinte forma:

1º dia:
·                  Elaboração de um roteiro de entrevista para que as crianças pesquisem junto aos pais e familiares às brincadeiras de seu tempo de Infância. Essa pesquisa pode conter perguntas como: “Quais eram as brincadeiras preferidas quando você era criança? Quais eram as regras dessas brincadeiras?” Quantas crianças podiam participar?”

2º dia:
·                  Solicitação para que algumas crianças leiam a entrevista para a classe e que outras contem de memória o que os pais ou familiares explicaram sobre sua brincadeira de criança;
·                  Selecionar algumas brincadeiras pesquisadas para, o quadro de giz, junto com as crianças, elaborar as instruções que explicam as brincadeiras escolhidas. Dessa forma, mostrará as crianças um modelo de texto que deve atender a certas condições de produção para atender o objetivo de percepção da representação escrita;
·                       Copiar as instruções em papel cartaz para exercitar a leitura e a escrita;
·                       Agrupar as brincadeiras comuns numa lista e pedir que cada dupla de alunos escolha uma brincadeira que será divulgada para outras turmas da escola por meio de um cartaz com o nome da brincadeira e o jeito de brincar.

3º dia:
·                  Fazer com os alunos uma lista de brincadeiras atuais, colocando-as em ordem alfabética.
·                  Construir gráficos para as brincadeiras mais aceitas pelo grupo;
·                  Confeccionar com os alunos, um cartaz no qual conste de um lado, o nome das brincadeiras de hoje e, de outro as brincadeiras de antigamente;
·                       Organizar a divulgação do cartaz na escola.

4º dia:

·                       Elaboração de uma cédula (, xerocada ou impressa) da qual constem às brincadeiras levantadas pelos alunos e faça uma votação para escolher três delas;
·                               Junto com as crianças, fazer a apuração das mais votadas, colocando no quadro o levantamento dos dados;
·                               Dividir a sala em três grandes grupos: cada grupo deverá elaborar as regras de cada brincadeira mais votada. Cada grupo será subdivido em duplas que organizarão suas regras no caderno;
·                               Escrever no quadro as regras das três brincadeiras selecionadas. Para cada brincadeira, as duplas darão oralmente suas contribuições que será negociada com a classe toda até chegar ao texto final que melhor esclareça as regras das três brincadeiras selecionadas.
                
5º dia:
·                  Colocar em prática as três brincadeiras escolhidas e compará-las com as instruções dadas por escrito: estão claras? Seguem o passo a passo da brincadeira? Ajudam na organização? Quais as modificações devem ser feitas nos textos, tendo em vista sua eficácia no desenvolvimento das brincadeiras selecionadas?
·                               Finalizar a atividade, organizando junto com as crianças cartazes com cada uma das três brincadeiras mais votadas e suas regras;
·                               Fixar os cartazes fora da sala de aula para divulgação do trabalho;
·                               Construção de brinquedos com sucata e massa de modela.

Avaliação:
           Ao longo do desenvolvimento da atividade, é possível avaliar como o aluno:
·                  Utilizou a linguagem (oral e escrita) em determinadas situações nas quais faz sentido falar, ouvir, ler ou escrever;
·                   Discutiu oralmente;
·                   Colaborou com o grupo no roteiro de pesquisa com os pais;
·                   Organizou individual e coletivamente os dados coletados na pesquisa;
·                   Escreveu as regras das brincadeiras;
·                  Elaborou sínteses escritas para divulgação dos trabalhos através de cartazes;
·                  Relacionou suas hipóteses de escrita com as propriedades da escrita em língua portuguesa, quando foi necessário ajustar o que fala ou ouve com o que precisa escrever.




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